O que faz um Médico da Dor
Um especialista no tratamento da dor tem treinamento especial em avaliação, diagnóstico e tratamento de todos os diferentes tipos de dor.
É fundamental o conhecimento especializado, minha formação como Médica da Dor na Universidade de São Paulo – USP, com a grande diversidade de pacientes do Hospital das Clínicas, Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), ICR (Instituto da Criança do HC) e ITACI (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil) me forneceu habilidades para tratar essas condições nos mais diversos pacientes.
Conhecendo a neurofisiologia da dor, adquiri a capacidade de diagnosticar as diversas síndromes dolorosas, prescrição de medicamentos diversos e capacidade técnica para realizar procedimentos, e principalmente, identificar quando esses procedimentos são necessários, pois muitas doenças podem ser tratadas sob ótica do tratamento exclusivamente clínico.
Atuamos principalmente, em pacientes que não tiveram melhora com tratamentos menos invasivos, como utilização de analgésicos simples ou que são refratários ao tratamento por outros especialistas, sendo dores classificados como de manejo mais complexo para outras especialidades médicas.
Há diversos tratamentos para as dores, desde tratamentos intervencionistas, com procedimentos que podem ser realizados no centro cirúrgico ou ambulatorialmente, com auxílio de radioscopia e ultrassonografia, até tratamentos conservadores com uso de medicamentos, além de terapias cognitivos comportamentais, fisioterapia e acupuntura.
A dor quando não tratada adequadamente, pode acarretar em grande perda de qualidade de vida, acarretando problemas como distúrbios de ansiedade e transtornos depressivos.
E por que a pessoa sente Dor?
Dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável, associada a uma lesão tecidual real ou potencial.
– A dor é sempre uma experiência pessoal que é influenciada, em graus variáveis, por fatores biológicos, psicológicos e sociais.
– Através das suas experiências de vida, as pessoas aprendem o conceito de dor.- O relato de uma pessoa sobre uma experiência de dor deve ser respeitado.
– Embora a dor geralmente cumpra um papel adaptativo, ela pode ter efeitos adversos na função e no bem-estar social e psicológico.
Qual o tratamento da sua dor?
A principal base do tratamento da Dor é a prescrição medicamentosa, por vezes procedimentos intervencionistas.
Mas medidas não farmacológicas são fundamentais, o envolvimento do paciente, família, médico e outros profissionais é fundamental. Busco sempre atender meu paciente de forma humanizada e individualizada.
Áreas de atuação:
Tratamento clínico com diversos tipos de medicações:
- Infusões medicamentosas
- Procedimentos Intervencionistas (radiofrequência / agulhamento / infiltrações)
- Aplicação de toxina botulínica para dor crônica/enxaqueca
- Uso de terapias alternativos, como o canabidiol
Trato as seguintes dores
- Dor lombar/cervical
- Hérnia de Disco
- Endometriose/Dor Pélvica
- Neuralgia do Trigêmio
- Dor no ciático
- Artrose/Bursite
- Dor no joelho
- Dor no quadril
- Dor no ombro
- Dor no punho
- Dor miofascial (pontos-gatilho/muscular)
- Neuropatia periférica
- Dor no paciente com câncer (dor oncológica)
- Cefaleia
- Enxaqueca
- Fibromialgia